Prepare-se porque agora surge a necessidade do profissional altamente focado, e quem sabe seja você…

Com o coronavírus, as empresas estão liberando os colaboradores para trabalharem em casa e isso significa que surge a necessidade do profissional ter mais uma competência que até então não dava tanto foco assim: a atenção plena ou em outras palavras, o mindfulness.

Nesse artigo vou falar um pouco mais a respeito da competência mindfulness e porquê é importante você desenvolver essa competência.

Por que mindfulness? 

Imagino que você já deva ter lido vários artigos sobre isso pela internet, deve entender bem o conceito e de como ele pode ser importante para sua  carreira. 

Mas, talvez o que você não sabe é que agora chegou o momento de você manter o foco, esquecer os holofotes e notícias falsas a respeito do mercado de trabalho. 

Refiro-me a qualquer notícia que não tenha fundamentos tangíveis e factuais e que tenham o objetivo de vender matérias com o propósito de alarmar a sociedade. 

Está bem comum os assuntos em torno do coronavírus, inteligência artificial mais uma série de situações que estão surgindo e amedrontando os profissionais dentro das organizações. 

E esse é exatamente o ponto que quero chegar, a importância de você entender que desenvolver a atenção plena é o seu diferencial competitivo para driblar esse cenário.

Mantenha o foco em seu objetivo

Vamos imaginar que você esteja buscando recolocação profissional e precise encontrar e se candidatar as vagas para manter o sustento de sua família no próximo mês. 

Continue no seu objetivo e mesmo em meio às incertezas do mercado de trabalho, aceite que as oportunidades podem vir de outros meios. 

Fique presente para perceber essas vagas nas organizações. E olha que é bem provável que já existam especialistas aqui no linkedIn mirando em profissionais com suas competências. 

Então, por causa disso você precisa manter o seu foco em seu objetivo e não perder as oportunidades que você pode criar todos os dias. 

Aproveite esse momento e atualize a sua foto no perfil, reavalie o seu perfil, revise as informações sobre os cargos que atuou e produza conteúdos relevantes. 

Você pode desenvolver conteúdos ou comentar sobre assuntos relacionados a sua área e com um olhar de solução e não como divulgador de notícias falsas ou alarmantes.

Só para você ter uma ideia, já existem estudos sobre a atenção plena e isso reforça ainda mais a importância de você aproveitar esse momento e conquistar a sua tão sonhada recolocação profissional. 

Segundo um estudo realizado entre WGSN e LinkedIn, as descobertas tecnológicas trazem uma nova perspectiva para os colaboradores dentro das organizações. 

A atenção plena é a capacidade do indivíduo focar em uma atividade, performar bem e ter resultados em cenários de incertezas. 

Independente da situação, o profissional precisa aprender gerenciar as suas emoções e olhar para o caos como uma oportunidade de ser a solução para muitas organizações. 

Para isso, ele vai precisar desenvolver uma visão mais otimista. É claro que é importante seguir as recomendações do Ministério da Saúde, não é disso que estou falando. 

O ponto que trago é o profissional fugir de notícias falsas e tendenciosas e focar em assuntos que tragam oportunidades em meio a crise.

Talvez, seja o caso de você assistir menos TV, acessar menos o whatsapp e quem sabe desligar um pouco do entretenimento. 

E principalmente você que está em busca de recolocação, a minha orientação é para você observar as oportunidades da sua cidade. 

Você pode se oferecer para gerenciar planilhas em casa, organizar organogramas estratégicos, supervisão remota. 

Outra opção é você gerenciar equipes com reuniões online e desfrutar desse momento para fazer networking online e se relacionar a distância com qualquer pessoa do mundo. 

Você consegue entender o impacto de ter acesso a qualquer pessoa e inclusive atender várias empresas remotamente? 

Uma coisa sei, o mercado de trabalho não vai parar por causa da pandemia. É certo que o ser humano encontrará um jeito de sobreviver nesse novo cenário. 

E quem não estiver a atenção plena ou a capacidade de entregar resultados mesmo que seja sem supervisão física, está com os dias contados no mercado de trabalho. E você já está desenvolvendo a atenção plena?

Priscila Timbó – Psicóloga e Coach de Carreira | Recolocação Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2007 atua como Psicóloga, Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação e Construindo o Seu Sucesso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!