Você está enviando currículo, se candidatando as vagas e não está sendo chamado para entrevista?

Talvez o motivo para não conseguir sucesso ao enviar o seu currículo para uma oportunidade, pode estar justamente na formatação e no conteúdo que você colocou no seu currículo.

Aí eu te pergunto:  Será que o seu currículo realmente está imprimindo o seu diferencial?

Trabalhei na área de recursos humanos com recrutamento e seleção por mais de 10 anos e há mais de 3 anos o meu foco vem sendo assessorar profissionais em seu processo de recolocação, além de desenvolvimento de carreira.

Quando ia fazer um processo seletivo, ao receber o currículo de um profissional já ia correndo buscar no currículo os pré-requisitos da vaga para ver se o profissional tinha aderência. E sabe aquela história de que o recrutador leva até 6 segundos para olhar o seu currículo e ver se está dentro do perfil da vaga? É a mais pura verdade! Lamento em te informar isso, se você não sabia.

Parece muito pouco tempo, mas não é não.

Sempre que inicio um processo de assessoria para recolocação peço para que o meu cliente me envie o seu currículo e qual a minha surpresa? O currículo não está bem formatado, está confuso, tem poucas informações relevantes, ou está extenso demais e aí realmente comprovo que uma parte – ATENÇÃO! – somente uma parte do que pode fazer com que não seja chamado para entrevista, é o currículo ruim.

O currículo é o seu cartão de visitas. Por isso, que um currículo bem formatado, com informações organizadas, e conteúdo atrativo é o que vai fazer a diferença na hora do recrutador fazer contato contigo para chamar para uma entrevista ou descartar o seu currículo.

Tá tudo bem! Você não é o especialista em construir um currículo, você é um especialista na sua área, te coloca para trabalhar e com certeza vai mostrar um ótimo desempenho, certo? Por isso, um profissional especialista nesta área pode te ajudar.

Mas, você deve estar se perguntando: ok, já entendi que o currículo é importante, mas como faço para ter um currículo atrativo e ser chamado para entrevistas?

Vou dividir contigo o que falo para os meus clientes para que eles consigam imprimir o seu diferencial e ser chamado para entrevista.

  1. Primeiro de tudo, pegue papel e caneta, sente a bunda na cadeira e comece a escrever todas as atividades que você fez ou faz, escreva no detalhe como você fazia aquelas atividades, que resultados você gerou para a empresa, para a sua área, para a equipe. Anote isso, de todas as empresas que você trabalhou ou pelo menos das 3 últimas experiências.
  2. Feito isso, você vai eleger quais atividades e resultados são relevantes para você colocar no seu currículo. PRESTE ATENÇÃO! Descreva de forma objetiva e prática.
  3. Pesquise o que as vagas da área que você está buscando estão colocando como requisitos de experiência e qualificação. Verifique se essas atividades você sabe fazer, tem a experiência e coloque no seu currículo como se estivesse respondendo ao anúncio da vaga. Chamo isso do currículo conversando com a vaga.
  4. Para cada vaga que você for enviar o seu currículo, você precisa avaliar se o conteúdo do currículo está conversando com a vaga. Ou seja, no anúncio tem experiências que você tem, mas não está escrito no seu currículo, acrescente essa informação.
  5. Destaque as palavras chave, deixe em negrito as palavras que são chamativas para a oportunidade que você está se candidatando. Por que fazer isso? Porque o nosso cérebro se sente atraído por destaques, pelo diferente e o que vai acontecer? Lembra que o recrutado olha seu currículo em até 6 segundos? Você vai fazer ele ler aquilo que você quer e que é um diferencial para a vaga em questão.
  6. Organize as informações, coloque-as em uma sequência lógica, como por exemplo: dados pessoais, objetivo, resumo de qualificações, formação acadêmica, certificações, idiomas, experiências, cursos de aperfeiçoamento, vivência no exterior.

Então agora já sabe o que precisa fazer para construir um currículo atrativo imprimindo o seu diferencial, certo! Então mão na massa, você precisa entrar em ação.

Agora se você chegou até aqui e está pensando para que fazer tudo isso? Lamento em te dizer que deve ser esse o outro motivo de não estar tendo resultado e conseguir seu novo emprego.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!