Você já deve saber que quase 13 milhões de brasileiros, segundo fonte do IBGE, estão sem emprego e em busca de recolocação profissional, neste ano de 2019.

Posso citar alguns fatores que dificultam a diminuição da taxa de desemprego no país. Entre eles, do lado das empresas, elas estão cada vez mais exigentes quanto à qualificação dos candidatos.

Em contra partida, os candidatos possuem confusão em elaborar um bom currículo, e muitas vezes se sentem perdidos sem saber como colocar o seu diferencial no currículo e atrair o olhar do recrutador.

Além disso, voltar a trabalhar depois de uma demissão não é algo tão simples quanto se imagina, pois, fora o currículo existe o fator emocional.

Quanto mais tempo fora do mercado formal de emprego, mais o indivíduo se sente incapaz de voltar, e também acaba desenvolvendo emoções negativas a respeito. Para saber mais, te convido a continuar a leitura.

Os desafios da recolocação profissional

Você sabia que a palavra Recolocar significa voltar a pôr, colocar novamente, está de volta, etc., porém, mais do que apenas retornar, é preciso ultrapassar o que uma vez já se foi.

Tendo em vista que o mercado de trabalho já não é mais o mesmo, é imprescindível adaptar-se as mudanças para galgar um lugar em meio à competitividade.

Isso vale também para quem ainda está empregado e quer manter ou melhorar a sua posição como colaborador, assim como, por ventura, caso queira mudar de área e ascender fora do campo atual.

Muito embora você já tenha tentado acompanhar as mudanças, talvez realizando cursos de qualificação, enviando currículos e participando de seleções exaustivas, mas aí, nada aconteceu? Talvez você precise de algo mais.

O papel do Coach na Recolocação Profissional

Coach é o profissional responsável por extrair e desenvolver o melhor de alguém, que se torna seu aprendiz na busca pela conquista de um objetivo.

E quando se fala em recolocação profissional, o coach pode ajudar o candidato de maneira planejada e objetiva, identificando habilidades pontuais.

Também é função do coach elaborar estratégias comportamentais, emocionais e técnicas a fim de levar o seu coachee até a meta pretendida.

Modalidade crescente nos dias atuais, o coach tem participação importante no estímulo de candidatos que querem melhorar a performance de trabalho, seja para voltar ao mercado ou expandir horizontes e evoluir profissionalmente.

Mas, afinal, como saber o que é preciso para voltar ao mercado?

Falei anteriormente algumas funções determinantes do coach como principal incentivador na jornada de recolocação profissional. Contudo, se você deseja saber realmente o que é preciso para voltar ao mercado, o coaching é a resposta. Sabe por quê?

O coach e o Autoconhecimento

A recolocação profissional também é um momento de rever alguns conceitos, além de buscar qualificação o candidato deve voltar à atenção para uma avaliação interna.

Dessa forma, em busca de identificar um objetivo e ser certeiro nas entrevistas de emprego, o coach ajuda o indivíduo nesse processo de interiorização e resgata as seguintes particularidades:

·      Comunicação

·      Relações interpessoais

·      Empoderamento

·      Autoconfiança

O coach no Trato Emocional

·      Identifica pensamentos nocivos

·      Trabalha concepções restritas

·      Afasta influências negativas

Com isso, o coachee, treinado pelo coach, poderá compreender o desânimo recorrente que cerca esse período, e então, irá proceder para evoluir positivamente.

E sei que esse é o ponto que mais atrapalha o profissional no processo de recolocação, pois a cobrança vem de todos os lados, dos filhos pedindo coisas que talvez não possa dar naquele momento, da esposa ou esposo com aquela cara de quem está pensando “por que não faz alguma coisa”, a cobrança de si mesmo em ter que voltar logo ao mercado… Só que..

…Voltar ao mercado é um processo de transformação

Independente do tempo em que o trabalhador se encontra sem emprego, ou mesmo queira mudar de área, as barreiras se fazem presente.

Afinal, estamos falando de um processo de transformação, de readequação, que requer esforços diários de atualização, postura assertiva, adaptação, ou seja, investimento pessoal.

Por isso, ter alguém que observe junto com você, lhe prepare e te ajude a identificar os seus diferenciais, como um coach, é algo que vai acelerar o seu processo de recolocação profissional.

Pois, terá o método e direcionamento daquilo que realmente traz resultado, além disso, o coach tem a expertise em processos seletivos por já ter atuado na área de recursos humanos, o que se torna uma grande vantagem, saber como funciona os bastidores desse processo. 

Consegui te ajudar? Deixa eu saber disso, coloque nos comentários.

Assessoria para Recolocação: http://bit.ly/Meu_Novo_Emprego

Quer fazer parte da minha Lista VIP do Whatsapp: http://bit.ly/ZapCarreiraSucesso

Priscila Timbó – Coach de Carreira | Recolocação Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!