Uma das grandes dificuldades que tenho percebido é que grande parte dos profissionais que estão buscando uma recolocação não estão conseguindo ser chamados para uma entrevista.

O nosso cenário nacional de desemprego ainda não está dentro de um ideal, são mais de 12 milhões de desempregados, segundo o IBGE, mas é importante perceber que esse número vem gradativamente diminuindo, o que é um bom sinal. Sendo assim, prefiro olhar pela ótica de que está melhorando do que pelo que ainda está ruim, assim, conseguimos ter uma melhor expectativa do que está por vir.

Um exemplo disso é uma pesquisa feita pela Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham Brasil) que prevê um período de muitas contratações em 2019, com base em estratégias de expansão e produtividade. De acordo com o levantamento ‘Plano de Voo Amcham: perspectivas empresariais 2019’, 15% pretendem apostar em negociações de contratação amparadas na nova lei trabalhista.

Voltando ao assunto… mas, por que você não está conseguindo ser chamado para uma entrevista?

Porque você não tem uma estratégia clara, um método eficaz com um plano bem estruturado. Você está fazendo a mesma coisa que todo mundo faz e isso te limita e não faz com que se destaque no meio da multidão.

Cadastrar currículo em sites de busca de emprego, enviar currículo para vagas divulgadas, isso é o que todo mundo faz, é o básico. Quando os recrutadores divulgam uma vaga eles recebem uma enxurrada de currículos e não conseguem analisar todos, por isso, muitos deles preferem fazer uma busca mais assertiva e ganhar tempo, eles vão em busca do melhor candidato. E acredite, o que mais eles querem é fechar as vagas, assim conseguem dar sequência nas suas atividades.

Só que continuar atirando para todos os lados, enviar dezenas de currículo por semana, vai fazer com que você continue sem resultados e mais frustrado.

Quando acompanho um profissional que quer conquistar seu novo emprego, percebo que está perdido, sem saber bem ao certo o que fazer primeiro. E talvez você também esteja se sentindo assim, e isso é normal, afinal de contas você não é um especialista em estruturar um currículo, em saber quais os caminhos que levam as oportunidades, você é um especialista em sua área de atuação. 

Agora vou revelar os 4 passos imprescindíveis que uso com os meus clientes e que vão fazer com que você seja chamado para entrevistas.

Passo 1 – Desenhar o seu objetivo de busca:

Você já assistiu Alice no País das Maravilhas, conhece a famosa frase: “se você não sabe qual o caminho, qualquer um serve”. É isso que faz se sentir perdido. Você precisa ter clareza de qual é a imagem que você quer formar do quebra-cabeças do seu novo emprego. Escreva com detalhes, como você se imagina trabalhando em sua próxima empresa, que atividades estará fazendo, quem serão as pessoas com quem vai trabalhar, qual cidade, qual bairro, qual o salário, qual o horário e também saiba aquilo que não quer.

Passo 2 – Currículo:

Você já está cansado de saber que precisa ter um bom currículo e blablablabla SIM! Você precisa apresentar um currículo que evidencie o seu diferencial e a primeira coisa que precisa fazer para isso, é identificar quais resultados você gerou para as empresas em que trabalhou, empresas quando vão te contratar querem saber que resultado você pode gerar para ela. Precisa identificar quais são as competências e habilidades que você tem que vão gerar valor para os resultados que você pode entregar. Não consegue identificar isso? Então precisa investir no seu autoconhecimento, quando mais conhecemos sobre nossos potenciais, melhor sabemos nos apresentar. 

Passo 3 – Perfil no Linkedin:

Vejo tantos profissionais desprezando essa ferramenta poderosa que gera grandes resultados. O seu perfil é o seu currículo para as empresas, não sei você sabe mas pesquisas indicam que 93% das empresas buscam profissionais no Linkedin. Invista tempo para construir um perfil com o seu diferencial também, cuide com a escolha da foto, com o conteúdo atrativo. Deixe claro o que você quer e qual valor entrega para a empresa. 

Passo 4 – Network:

Quando pergunto para os profissionais como você está cuidando do seu networking, vejo aquela cara de interrogação e a frase: “não estou fazendo”. Para tudo!! Você precisa cuidar da sua rede de relacionamentos, seu próximo emprego pode ser por intermédio de uma indicação. Não sei se você sabe, mas pesquisas indicam que cerca de 60% das vagas não são divulgadas, normalmente se pede indicação ou o headhunter vai buscar esse profissional.

Tenho certeza que se você seguir esses passos vai começar a ter resultado com suas buscas e se ainda assim, não conseguir procure uma pessoa que possa te ajudar e mostrar onde pode estar pecando, para que possa ajustar as aresta com maior velocidade e conseguir atingir o seu objetivo.

Consegui te ajudar? Deixa eu saber disso, coloque nos comentários.

Priscila Timbó – Coach de Carreira | Recolocação Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!